O Menino Do Pijama Listrado, de John Boyne.

novembro 16, 2016

Livro: O Menino do Pijama Listrado.

Livro: O Menino do Pijama Listrado

Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 192

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.



Resenha:
Olá, leitores. Hoje a resenha é sobre um dos livro mais famoso do John Boyne. Vou tentar não escrever muito e espero que gostem. 


O Menino Do Pijama Listrado conta a história de Bruno, um garoto de nove anos. Mas, o que ele não imagina é que está vivendo a Segunda Guerra Mundial.


Certo dia, Bruno chega em casa e encontra a empregada da família arrumando sua mala, logo percebe que ele e sua família terá que se mudar de Berlim, pois, seu pai é um nazista e irá trabalhar para o exército alemão.


Bruno se sente infeliz com a mudança e a nova casa.

Na janela de seu quarto, ele avista uma cerca, e atrás dela há pessoas com pijamas listrado. Bruno acha que aquelas pessoas são fazendeiros que sempre estão com as mesmas roupas, mas o que o menino não sabe é que eles são prisioneiros judeus.

Quando Bruno se sente sozinho e sem ninguém para brincar, ele resolve ir explorar os arredores da casa e, com suas aventuras, chega perto da cerca, conhecendo um garoto cabisbaixo, Shmuel, seu novo amigo. Impedido de passar, Bruno tira conclusões sobre o lugar: uma fazenda em que as pessoas estão sempre felizes e usam seus pijamas como algum tipo de jogo.


Ao perceber que é um assunto evitado dentro de casa, ele começa a sair escondido para encontrar seu novo amigo. E mesmo impedidos pela cerca, Bruno e Shmuel criam uma amizade sincera e inocente, sem preconceito, ódio e intolerância.




O que mais me tocou neste livro foi a inocência das crianças em seu ponto de vista. John Boyne me fez chorar litros por fazer, como sempre, acontecer o inesperado. Abordando o tema de uma maneira muito emocionante e que me fez se sentir ali, junto com os personagens. O história me tocou muito e irei levar Bruno e Shmuel para sempre em meu coração. 



•••



“Não torne as coisas piores pensando que dói mais do que você realmente está sentindo”.

- O Menino Do Pijama Listrado

Você pode gostar também de:

5 comentários

  1. Oi Narah!

    Encontrei seu Instagram e agora estou aqui no blog, estou te seguindo nos dois, pois amei seus cantinhos.

    Acredita que ainda não li este livro? Não foi por falta de vontade, já li tantos comentários positivos referente a ele, está na lista de desejos para comprar.
    Amei a resenha e despertou ainda mais a vontade de ler-lo.
    Beijinhos
    http://umbibliografario.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Olá, Suanny. Seja bem vinda! <3
    É um livro ótimo! Aposto que irá gostar.
    Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  3. Oii Narah, esse livro é mesmo muito emocionante. Já vi comentários positivos de outras obras do John como O garoto do convés e O menino do alto da montanha que estou empolgada para ler também.
    Beijooos!!

    http://blogliturama.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mayara

      É um livro ótimo mesmo.
      Estou com O Garoto no Convés aqui e pretendo ler em breve. Esse outro ainda não li, mas os comentários são sempre positivos.

      Beijos. <3

      Eliminar
  4. Esse livro não li ainda mas assistir ao filme rsrs mas tenho vontade de ler :) muito emocionante :)

    https://leiacomigoblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

FanPage

Google+