Maria do Sol, de Alice Raposo.

janeiro 27, 2017

Livro: Maria do Sol
Autora: Alice Raposo
Páginas: 127
Editora: Fundação Quixote 

Sinopse:
“Um crime, uma culpa, um fantasma...”
Todo livro tem sua história, algo que foi o propulsor para sua criação. Maria do Sol surgiu de uma madrugada que trouxe um sonho. Durante o dia se materializou em um conto. Dois anos após, voltei-me para ela e a concluí.
Pedrinho e Maria do Sol irão nos levar por um caminho sem volta. É claro! Pois todo percurso que se segue não há como retroceder em suas consequências. Por isso, agir sem pensar não é um meio a se seguir. Seremos morada das consequências de nossos atos.
Portanto, é tão importante analisar cada passo que será dado, não matematicamente como num jogo, pois a existência se tornaria fria e sem vida, mas com verdade, diálogo e sinceridade no agir.


Resenha:
Em Maria do Sol vamos conhecer Dona Carlota que é casada com Seu Felinto e, juntos, tiveram um único filho, Vicentinho. Depois da aposentadoria, Seu Felinto comprou uma propriedade próxima a um vilarejo de pescadores e construiu sua fazenda dos sonhos e se mudou com a esposa, deixando o filho Vicentinho na cidade estudando Contabilidade.
Na cidade, Vicentinho conhece Sofia, esta que engravida de um menino, Pedro.


Conforme o tempo passa, Pedro torna-se um garoto isolado, quieto e sem amigos devido a ausência dos pais que dedicam o tempo para o trabalho. O menino passa mais tempo com a babá, Milena.

"Trabalhe, trabalhe muito para poder dar o melhor para sua família, mas fique atento ao momento no qual você terá que parar e desfrutar o que já conquistou. Você não pode ficar só acumulando riquezas. A vida aqui nesta terra é curta e a única certeza que temos é a morte. E todos sabemos que para a vida depois desta não levaremos nada que o dinheiro possa comprar. A vida não é só ambição, se você focar só no conquistar mais dinheiro, vai chegar um momento em que você vai olhar para o passado e vai observar que a única coisa que você fez foi acumular dinheiro e o que era realmente importante você não desfrutou." 

No aniversário de cinquenta anos de Dona Carlota, Pedrinho vai com os pais para fazenda que estava lotada de pessoas. Havia muitas pessoas brincando e se divertindo enquanto Pedro ficava no quarto, solitário, observando tudo pela janela. Maria do Sol entra no quarto e fica observando o garoto, logo, se inicia uma conversa e uma amizade e os dois saem para brincar no parquinho da fazenda.
Nesse mesmo dia ocorre um acidente que pertubará Pedrinho durante anos de sua vida, trazendo pesadelos, insônias, isolamento e muita tristeza e, com isso, ele não se abre mais com ninguém.


Quando jovem, ainda com pesadelos, Pedro está estudando Psicologia e todos os alunos da turma teriam que fazer uma terapia para concluir o curso. Finalmente, Pedro conta o ocorrido para o seu terapeuta.

•••

O livro nos mostra o quanto a ausência dos pais pode prejudicar um filho, nos mostra o quanto um mal entendido pode aterrorizar a vida de uma criança, de um jovem e de um adulto e, o mais importante, nos mostra como podemos enfrentar o que nos prejudica e nos tortura e que, muitas vezes, é de extrema importância ter alguém para conversar e desabafar, colocando para fora todo o sentimento ruim e toda a culpa que sentimos.

"Stephen King disse que os "monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem"."

O livro é completamente detalhado e com desenhos para complementar a nossa imaginação, têm mensagens importantes e é cheio de simplicidade.
É um livro curto, com uma leitura simples e envolvente, terminei de ler em poucas horas e adorei a mensagem e o desenvolvimento da história.
A diagramação do livro é muito boa e apesar de as folhas serem brancas as letras são grandes, sendo assim, não traz nenhum desconforto visual. Eu amei a capa e tem tudo a ver com o livro. 
Maria do Sol é um livro tocante e cheio de reflexões, abre nossos olhos para nossa realidade e nossos sentimentos. Recomendo muito a leitura para todos, principalmente para os pais, pois alerta na criação e atenção com os filhos.

"Ter ao alcance das mãos quem amamos é a maior dádiva que um homem pode ter. O brilho nos olhos não se compra, ele vem do coração."

•••

Quero agradecer a autora, Alice, pelo o envio do livro e a dedicatória. Eu amei tudo! <3


Redes sociais da autora:
Site Oficial
Instagram
Facebook 

Você pode gostar também de:

17 comentários

  1. Oii Narah, tudo bem??
    Acabei de conhecer seu blog e já dei de cara com uma resenha e um livro maravilhosos! Gostei muito da sua resenha, amo livro com mensagens inspiradoras!
    Já estou seguindo você para não perder mais nada!

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Natália! Tudo ótimo e com você?
      Fico feliz que tenha gostado.

      Já retribui a visita.
      Beijos. <3

      Eliminar
  2. Oi, seu blog é muito lindo, e essa resenha ficou muito legal, já tinha ouvido falar deste livro mas ainda não li e sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler...Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada! Leia, sim. O livro é ótimo.

      Beijos. <3

      Eliminar
  3. Oi Narah!
    Ainda não conhecia o livro, mas a história parece ser bem interessante. Já estou imaginando aqui o que aconteceu.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Sora!
      É uma história interessante, sim. Você é das minhas, cheia de imaginações hahahaha.
      Recomendo.

      Beijos. <3

      Eliminar
  4. Olá,
    Não conhecia o livro, mas acho que tenho outra obra da autora no Kindle, ou estou confundindo. Achei a premissa bem interessante, espero ler em breve.

    P.S.: Obrigada por seguir meu blog. Estou seguindo aqui tb ♥

    tenha um ótimo domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que leia! É um livro muito bom e cheio de mensagens boas.

      Obrigada pela visita. <3

      Eliminar
  5. Oii, Narah! Nossa, acabei de conhecer o blog e amei! A resenha esta incrível. Já estou seguindo para não perder as novas postagens ;)
    squadofreaders.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Miguel! Fico muito feliz em sabet que gostou do blog.

      Obrigada pela visita.
      Abraços. :)

      Eliminar
  6. Eu li esse livro, simplesmente maravilhoso :)

    https://leiacomigoblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É maravilhoso mesmo.

      Obrigada pela visita, Queila.
      Beijos. <3

      Eliminar
  7. Olá ,tenho esse livro. Ele é bem amorzinho.
    obrigada pela visita, falaste que está seguindo meu blog, não vi você por lá rs,rs.
    Segue lá que sigo de volta bjus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Concordo com você. :)

      Falei e estou seguindo. :)
      Obrigada pela visita.
      Beijos. <3

      Eliminar
  8. Vim retribuir a visita que havia feito ao meu e devo dizer que gostei muito do seu também, obrigada por vir me apresentá-lo <3

    lercomaleh.blogspot.com

    ResponderEliminar

FanPage

Google+