Sophia, Alexia e O Mundo Além Daqui, de Brenda Bernsau.

abril 06, 2017


Livro: Sophia, Alexia e o mundo além daqui.
Autora: Brenda Bernsau
Ano: 2016
Páginas: 298
Editora: Jaguatirica

Sinopse:
Uma caixinha de música quebrada. Foi o que Sophia e Alexia, duas crianças que vivem em um vilarejo afastado, herdaram da avó que as criou. Isso, e o forte vínculo que uma criou pela outra. O objeto, que inicialmente parecia inútil, mostra ser possuidor de grandes poderes quando as crianças conhecem Prisca, uma irmã da falecida avó. Através da magia da caixinha, ambas são transportadas para um mundo onde há dois sóis, criaturas fantásticas de todas as espécies e uma natureza impensável. No entanto, as irmãs acabam sendo separadas por forças maiores e, tendo de sobreviver uma sem a outra, elas enfrentam numerosos desafios. Sophia acaba por ser amaldiçoada e, para quebrar o feitiço, tem de coletar as melodias dos poentes, enquanto que Alexia perde a memória. E, para agravar ainda mais a situação, o mundo maravilhoso está em colapso. Agora, apenas se superando, contando com a ajuda de bons amigos, do curiosíssimo Prometeu e do legado deixado pela avó, as irmãs poderão salvar a si mesmas e ao Mundo além daqui.


Resenha:
Sophia, Alexia e O Mundo Além Daqui é um livro de ficção fantástica brasileira escrito por Brenda Bernsau e publicado pela Editora Jaguatirica. Na obra acompanhamos as duas irmãs, Alexia e Sophia, a uma viajem ao fantástico, um mundo sem igual.

Tudo se inicia com Prisca, irmã da falecida avó de Alexia e Sophia, observando-as com uma expressiva hesitação, pois os vizinhos diziam que as crianças eram mal agourada, julgadas como aberrações ou espécie de entidade amaldiçoada.
Prisca visitou Alexia e Sophia para presentea-las com uma chave que poderia ser introduzida em um caixinha de música quebrada que as crianças herdou da avó. Quando a chave foi encaixada na caixinha ela começou a funcionar.



“Foram três notas, finas e balsâmicas. A primeira de acuidade sutil, a segunda de tom mais sóbrio e profundo, a terceira mediana, como cerne melódico absoluto. Foi isso.”

No instante em que ocorre a melodia, o vento que antes perambulava em uma leve brisa se altera para uma forte ventania e as garotas são arremessadas para um local desconhecido, o mundo além daqui. Logo após, criaturas esquisitas são postas em seus caminhos e as descobertas feitas por nossas protagonistas são tão impactantes para elas quanto para nós, leitores.

"Não há nada que eu saiba, ou venha saber, que, um dia, você também não saberá."

Ao longo da história, Alexia e Sophia foram separadas e estiveram que enfrentar sozinhas os obstáculos para se encontrarem e voltarem para casa, mas o inesperado acontece e Sophia é amaldiçoada e Alexia perde a memória.
A partir daí, as irmãs sai em busca de várias coisas, ora procurando entendimento, ora querendo voltar para casa. Enquanto isso, elas acabam vivendo aventuras estranhas e conhecendo criaturas mais estranhas ainda.


A escrita da Brenda Bernsau é belíssima, detalhista e bem elaborada. Os elementos fantásticos são bem humorados e se encaixam com perfeição na narrativa, cada personagem com sua própria característica e, em especial, com suas próprias lições e conselhos.

"Dar bons conselhos é como inspirar, praticar o que aconselha é como expirar; as duas coisas não apenas são boas, mas também são fundamentais; o que quer dizer que não fazem sentido se separada."

Eu nunca havia lido um livro com características nonsense (sem sentido) e Sophia, Alexia e O Mundo Além Daqui carrega consigo o poder de fazer o leitor se sentir em casa mesmo sendo o primeiro contato.
O livro é mágico e profundo, é isso que torna a fantasia especial. Claro, muitos outros livros são profundos, mas a fantasia possui uma singularidade porque mexe com os nossos sentimentos de forma diferenciada com todo teor místico e diferente da realidade humana.

•••

"Com a estética apurada de Alice No País Das Maravilhas e de A Fantástica Fábrica de Chocolate, Brenda Bernsau estreia na literatura fantástica criando um mundo sedutor e envolvente, cheio de belezas, perigo e muita diversão."

Você pode gostar também de:

26 comentários

  1. As fotos estão perfeitas e a resenha super fofa!
    Parece ser daqueles livros que nos apegamos aos personagens...
    Amo quando isso acontece!
    O legal dos livros de fantasia è que cada um pode interpretar de um jeito. Todo leitor tira uma mensagem diferente e isso torna tudo muito especial e pessoal.
    Realmente amei tudo.
    Parabéns!

    Partes da Literatura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Taínny.
      Muito obrigada!
      Realmente, é como a poesia; cada um interpreta de uma maneira.

      Beijos.

      Eliminar
  2. Sou apaixonada nas tuas fotos *-* ♡ esse livro deve ser muito fofo ❤ Parabéns pela resenha

    ResponderEliminar
  3. Que livro lindinho.
    Parece ser interessante.
    Amei sua foto e também sua resenha.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Eu só queria dizer que eu tenho uma caixinha de musica e agora eu estou olhando para ela. E esperando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahaha qualquer coisa me leve para o mundo além daqui.

      Eliminar
  5. Eu sou apaixonada por fantasia e ver isso na literatura nacional é otimo! Tenho lido muitas resenhas desse livro, estou ficando com muita vontade de ler!
    Beijoss!
    Yasmim

    blog: http://literarte.blog.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Yasmim.
      A literatura nacional está com tudo e eu também fico muito feliz em ver isso.
      Super recomendo!

      Eliminar
  6. As suas fotos são sempre tão lindas!
    Amo livros de fantasia, e você tem razão, eles tem um jeito bem singular de nos transmitir sentimentos e mexer com a gente, mesmo sendo diferentes da nossa "realidade", e isso só mostra ainda mais o talento dos autores.

    Parabéns pela resenha! Fiquei com vontade de ler o livro.

    Bjo
    ~ Danii
    clubedofarol.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. Adorei a foto e a resenha, já venho desejando esse livro desde que vi a capa no Instagram e de lá pra cá, a vontade de ler só aumentou ;D Parece ótimo!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderEliminar
  8. Olá, belíssima resenha! Não sei porque mas me lembrou o texto e Alice, e despertou muito minha curiosidade!! Espero de ter a chance de também tocar a música dessa caixinha quebrada e junto com as irmãs descobrir esse outro mundo nessa jornada de volta pra casa. ~ Elis Blog Pretenses/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada.
      Espero que possa conhecer o mundo além daqui. <3

      Eliminar
  9. Oi Narah sua linda!! As fotos lindas, escrita espetacular... Sua resenha está linda como sempre!! Fantasia e livro nacional me parece uma combinação perfeita, amei o jeito como vc descreve a história! Adorei... Super beijo!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderEliminar
  10. Oiii, tudo bem ? Ainda não conhecia o livro, mas gostei de conhecer. parece ser o tipo de livro que eu iria curtir bastante. Valeu a dica. Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Estou bem e você?
      Se gosta da leitura eu super recomendo.

      Beijos.

      Eliminar
  11. Oieee. Adorei o post. Esse livro parece ser sensacional.

    ResponderEliminar
  12. Eu já estava ligada nesse livro antes (pois é bem repercutido no Instagram), mas nunca tinha visto uma resenha. A capa dele transmite tanta simplicidade, não dá mesmo pra julgar o livro pela capa, nunca imaginei que era algo tão lindo e complexo como tal.

    Adorei!

    Um grande abraço!


    http://noceurabiscosblog3.wixsite.com/rabiscosnoceu

    ResponderEliminar
  13. É a primeira vez que ouço falar deste livro e sinceramente, depois desta resenha, preciso tê-lo em minha estante!
    Adoro quando o autor consegue diferenciar bem os personagens trazendo para cada um suas próprias características, e junto com isso, conseguem cada um trazer suas lições e seus conselhos próprios. Como você disse a fantasia quando bem escrita consegue mexer fortemente com nossos sentimentos e fico muito feliz que tenha conseguido sentir tudo isso com o livro, porque é realmente fantástico!

    Sua resenha é muito maravilhosa, você consegue se expressar muito bem. Adorei a dica!
    Magia é Sonhar

    ResponderEliminar

FanPage

Google+