Castelo de Cartas - Valete, de Camila Loricchio.

março 22, 2018


Título: Castelo de Cartas - Valete
Autor: Camila Loricchio
Páginas: 182
Ano: 2011
Editora: JAC Editora
Skoob: Adicione
Onde Comprar: Site da Autora

Sinopse:
Beatrice não se lembra de nada antes do incêndio que destruiu toda sua casa, mesmo assim, vivendo agora com sua nova família, ela começa a construir seu incerto futuro. Sem saber que aquele passado anterior cobrará seu conhecimento.



“Castelo de Cartas - Valete” é o primeiro livro de uma trilogia e, também, o primeiro livro publicado da autora Camila Loricchio. Com uma narrativa de incessantes mistérios e surpresas que vão sendo - quase todos - desvendados com o desenrolar da história.

Tudo se inicia com Beatrice, uma garotinha de apenas 5 anos, sendo retirada de uma casa em chamas. No incidente, Jeref não consegue verificar se tem mais alguém na casa e leva Beatrice consigo e a cria como se fosse sua filha e de sua esposa, Dássia.

Todo o crescimento de Beatrice é narrado, desde a sua infância até a adolescência. E acompanhamos com detalhes toda a proximidade da garota com a família adotiva - pai, mãe e o irmão mais velho, Griff -. Na trama, a garota não se lembra de nada antes do incêndio e sequer suspeita de que não seja filha biológica do casal e que Griff não seja seu legítimo irmão e, para deixar a leitura mais prazerosa, esta família é cheia de segredos e mistérios.



“Seus pais a olhavam com um olhar terno. O inevitável finalmente havia chegado ao ponto crucial. Isso se mostrava claramente em seus olhos . O arrependimento pela demora e a tristeza por não poder mais prorrogar a espera.”

Contar mais detalhes sobre a história estragaria totalmente a graça, mas posso adiantar que nesse primeiro livro saberemos como Beatrice foi encontrada, como foi parar na família e, o essencial: o que essa família tem de diferente das demais. Além disso, a autora deixou pontas soltas para aumentar, ainda mais, a curiosidade com o segundo livro. E sim, tudo isso em apenas 182 paginas.

A escrita da autora flui com naturalidade. Os personagens principais são de fácil apego, mantendo o carisma e leveza em diversos momentos. Os diálogos são, na maioria das vezes, divertidos. A personalidade de cada um é bem descrita pela autora.


Minha maior crítica à história diz respeito aos detalhes. A autora poderia ter se aprofundado mais nos momentos da família e nos “porquês”, “como” e “quando” em relação aos mistérios revelados. Por outro lado, as “pontas soltas” teve total compreensão, pois elas foram um dos motivos do meu entusiasmo para ler os próximos volumes.

De uma maneira geral, foi uma leitura agradável e fluída. O suspense foi motivador! Estou muito ansiosa para ler a continuação, compreender os segredos e saber o que Camila preparou para Bea e sua família... e para outros personagens.

“Já estou cansada de descobrir tudo de ultima hora, ainda mais quando sou a prejudicada.”



*site para compra no início da resenha*

Você pode gostar também de:

21 comentários

  1. O tipo de livro que eu sou completamente apaixonada por livros nessa pegada, sua resenha e muito Boa, sucesso com o blog

    ResponderEliminar
  2. Olá, Narah!

    Primeiro de tudo, queria dizer que é sempre bom encontrar indicações de literatura nacional, ainda mais quando são autores razoavelmente desconhecidos, como a Camila parece ser. Dar visibilidade é de suma importância para que um autor cresça, então parabéns pela iniciativa.

    Dito isso, passo ao livro. Sou uma pessoa apaixonada por suspense, tanto é que, quando Caixa de Pássaros chegou ao meu conhecimento, não demorei nada para lê-lo. Então você deve imaginar que, para mim, é sempre um prazer receber indicações desse gênero. Fiquei bastante curiosa para ler a história, ainda mais por haver uma família misteriosa e cheia de segredos. Enredos desse tipo sempre me ganham e, agora, Castelo de Cartas está na minha listinha. Obrigada pela indicação e pela resenha.

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lethy.

      Desde o início o Ler Antes de Dormir apoia a literatura e os autores nacionais.
      Obrigada pelo comentário. Que Castelo de Cartas seja uma ótima leitura. <3


      Eliminar
  3. Não acredito que você vai me deixar curiosa...Gente como assim no primeiro livro Beatrice já vai descobrir que não é filha legítima e que não tem um irmão?Será que ela conhecerá sua verdadeira família?...Esse suspense promete!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahahaha essa é a intenção!
      Bea descobre outras (algumas) coisas bem uou. Outras, só no segundo livro. Assim espero.

      Eliminar
  4. Fiquei bem curiosa para saber mais sobre os mistérios dessa família depois de ler seu post. Achei a sinopse muito interessante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderEliminar
  5. Poxa, a vida da Beatrice está de cabeça para o ar, enh? Adorei a resenha, muito bem escrita, agora, confesso uma coisa, só vou ler este livro depois de vc fazer a resenha do segundo (q ainda vai vir). Poxa, se ele terminar sem final (igual este), vou ler não. De ponta solta, já basta meus 6 livros de GoT lá em casa, rsrsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! E como haha.
      Estou ansiosa para ler o segundo livro. Espero que minhas (e as suas) expectativas sejam atendidas. Quero ver vendo lendo Castelo de Cartas haha.

      Eliminar
  6. Olá!
    Tudo bem?

    Não conhecia o livro, fiquei bem curioso com o título pra começar. E só de saber que envolve família e segredos de famílias (costumam ser bem “cabeludos”) eu já gosto. Amo um mistério e suas surpresas.

    Eu leria o livro, mas talvez sentiria falta de uma narrativa mais detalhasse também, já que esse foi um ponto seu a ressaltar com certeza seria o meu tambem.

    - Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Tudo ótimo e com você?

      Que legal te ver curioso hehe.
      Espero que essa crítica deixe de existir com o segundo livro. :)

      Bjux.

      Eliminar
  7. Nossa..mas que historia surpreendente que nos impuslsiona a ler até ao fim e sempre colocando no lugar daquela criança e no momento em que a casa pegou fogo.
    Muito bom...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Impulsiona mesmo. Só consegui largar o livro após finalizar a leitura haha.

      Eliminar
  8. Oi Narah!
    Que história que me deixou curiosa. Adoro tramas que envolvem segredos, pois começo a imaginar o que seria e sempre acabo errando rs
    Não conhecia a história, mas achei bem interessante.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Confesso que alguns dos mistérios eu tentei desvendá-los e falhei haha.

      Super recomendo!
      Beijos.

      Eliminar
  9. Olá, tudo bom? Sobre sua resenha gostei da opinião no final, isso me atraiu em ler, realmente a história parece interessante. Bjus Isa Miranda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Tudo ótimo e com você?
      Que legal! Fico feliz em saber. Super recomendo!

      Eliminar
  10. Amo livros assim que me deixa com vontade de ler mais e mais.

    ResponderEliminar
  11. Oi Narah, tudo bem?

    Não conhecia esse livro e o título já chamou a minha atenção, e logo depois o enredo me fisgou de vez. Adoro histórias com mistérios e com esta pegada, uma pena que você sentiu falta de mais explicações dos "porquês" e "como", isto sempre acaba me deixando insatisfeita. Fiquei curiosa, vai para a lista!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  12. Narah,
    que crítica gostosa. Rapidinha e sem enrolação, só o principal.
    Agora, quando o livro, achei que ficaram pontas d+! Não peguei muito a história. Então, assim, sabe quando vc não entende a motivação de tudo? Acho que vou ter que esperar suas próximas análises para pegar tudo :D

    ResponderEliminar

FanPage

Google+